O QUE É O TESTE COGNITIVO?
A Avaliação Cognitiva consiste
em entender qual domínio da língua e da
matemática o indivíduo possui depois de passar por um programa de
alfabetização. Porém, para realmente compreendermos o diferencial gerado pelo
programa, é necessário saber qual o nível de competências e habilidades prévias
desse indivíduo. Portanto, foram estruturadas duas aplicações de instrumentos:
uma antes e outra depois da passagem do jovem, adulto e idoso pela classe de
alfabetização.
Para dar conta da elaboração da estratégia cognitiva para avaliar o
Programa, o MEC firmou parceria com o Centro de Alfabetização, leitura e
escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O CEALE ficou
responsável pela coordenação pedagógica da avaliação em foco e mobilizou um
conjunto de especialistas (matemática, língua portuguesa e estatísticos) em
sistemas de avaliação da alfabetização. Para orientar o trabalho do grupo,
foram pensadas as seguintes perguntas: i) o que os jovens, adultos e idosos já
sabem sobre a leitura e a escrita e sobre matemática ao iniciarem as aulas nas
classes de alfabetização; ii) o que ainda precisam aprender; e, iii) o que eles
aprenderam ao final do curso (que dura de 6 a 8 meses), sendo que no Maranhão, optou-se por oito meses.
Para dar conta de responder às
perguntas, foi construído um conjunto de instrumentos, englobando: matriz de competências e habilidades,
questões a serem perguntadas (denominadas itens) que contemplassem esta matriz,
gabaritos comentados e manuais de aplicação
dos testes. A matriz proposta para o PBA não é uma matriz de ensino, a qual
pressupõe um currículo, mas volta-se especificamente para a avaliação do
Programa, logo, relaciona capacidades básicas. Ainda que não seja trivial
definir quais seriam as capacidades a serem consideradas como básicas, foi
necessária uma escolha, metodologicamente amparada, do que seria contemplado
dentro do escopo do PBA, a fim de viabilizar a avaliação cognitiva. A
preocupação maior era entender como uma ação que se pretende porta de entrada
para um processo mais longo de aprendizagem contribui na apropriação por parte
dos educandos do que seriam conhecimentos e habilidades que possibilitassem sua
continuidade na escolarização.
Tomando a Matriz como
referencial, foram elaborados inicialmente 96 itens (48 de leitura-escrita e 48
de matemática). Todos os itens foram pré-testados e organizados em blocos, com
6 itens em cada um deles, totalizando 16 blocos. Os blocos foram postos em
cadernos de prova, onde cada caderno continha 4 blocos, totalizando 20
cadernos. Cada bloco se repete 5 vezes. Cada educando respondia a um caderno,
ou seja, a 24 itens – sendo que os últimos 2 itens eram de fluência em leitura.
Os manuais orientavam a forma de
aplicação e os gabaritos comentados davam o tom pedagógico da análise dos
resultados. A aplicação dos cadernos de prova era realizada pelo Instituto
Paulo Montenegro (IPM), em parceria com o IBOPE, o qual recebia o desenho da
amostra inicialmente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e,
posteriormente, da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). Após a aplicação nas
classes, o IPM/IBOPE tabulava os dados e enviava o material para o CEALE, que
analisava tanto do ponto de vista da Teoria Clássica de Itens quanto da Teoria
de Resposta ao Item (TRI), bem como pedagogicamente – comparando os resultados
empíricos com o que dizem as teorias de alfabetização e letramento
(“literacy”). O produto de todo este trabalho era apresentado ao MEC e
debatido, antes mesmo de se completar os relatórios finais.
A SEDUC realiza oficinas sobre a aplicação dos Testes Cognitivos aos Alfabtizadores-Coordenadores de Turmas que multiplicarão junto aos alfabetizadores dos municípios envolvidos no Programa.
A SEDUC realiza oficinas sobre a aplicação dos Testes Cognitivos aos Alfabtizadores-Coordenadores de Turmas que multiplicarão junto aos alfabetizadores dos municípios envolvidos no Programa.
Disponível em: http://www.gloobal.net/iepala/gloobal/fichas/ficha.php?entidad=Textos&d=15508&opcion=documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário