quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SEDUC ALERTA SOBRE O NOVO PRAZO DE CADASTRAMENTO PARA ALFABETIZANDOS



Em virtude do Comunicado nº 308/2013/SECADI/MEC, enviado a SEDUC sobre o prazo para efetivação de cadastros e ativação de turmas do ciclo 2012 do PBA, até o dia 31/08/2013. A SEDUC tomou a iniciativa de prorrogar até o dia 16 de agosto de 2013, impreterivelmente, o prazo para o cadastramento de pessoas para alfabetização de jovens, adultos e idosos do Programa Brasil Alfabetizado - Programa Pescando Letras, na perspectiva de atender a meta prevista no Plano Plurianual de Alfabetização – PPALFA e em enfrentar o desafio de colocar nas turmas o maior número possível de pessoas não-alfabetizadas.
Neste sentido, convocamos todas as Entidades Parceiras (associações, paróquias, igrejas, sindicatos, colônias de pescadores, ONGs e secretarias municipais) para divulgar, mobilizar e cadastrar.
A meta do Governo é alfabetizar em 8 meses 102.555 alfabetizandos, atendendo 162 municípios. A partir deste ano, o Programa Pescando Letras será implementado, utilizando a metodologia específica, visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aquicultores e aquicultoras familiares. A previsão de atendimento desta clientela é de 11.700 alfabetizandos, sendo 9.651 pescadores e pescadoras cadastrados no MPA, 195 voluntários alfabetizadores-coordenadores de turmas, 1.026 alfabetizadores e 69 municípios em nove regionais. A ação é um compromisso que se integra ao esforço nacional de ampliação do direito de acesso à alfabetização promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
Ainda, como estratégia para redução do analfabetismo no Estado, foi assinado o Contrato 030/2013, com recursos próprios entre a SEDUC/MEB, para a execução da ação de alfabetização dos 55 municípios de maior índice de analfabetismo e menor IDH. A opção pelo Movimento de educação de Base – MEB, deu-se em razão do mesmo possuir metodologia e material pedagógico específico, que  tem como base os princípios filosóficos de Paulo Freire e no  método “ VER, JULGAR, AGIR e REVER” que desperta a consciência crítica e compromisso na transformação da sociedade.

 

inserção dos cadastros do PBA no Sistema Brasil Alfabetizado - Ciclo 2012

Após a ação de mobilização feita pela SEDUC em parceria com o MEB (Movimento de Educação de Base), em 162 municípios maranhenses, foi dado início no dia 08 de julho, o processo de inserção de 102.555  cadastros alfabetizandos e 10.140 alfabetizadores e alfabetizadores - coordenadores de turmas no Sistema Brasil Alfabetizado – SBA/FNDE/MEC, ao cadastramento no SBA, pelo Instituto de Solidariedade e Inclusão Social – SOLIS.

 

SEDUC-MA REATIVA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COM O PROJETO ODONTOLOGIA NA ESCOLA

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, a partir de 2013 assume por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais - SAPE a gestão de 19 Postos Odontológicos  instalados em 19 Unidades Escolares, beneficiando alunos do ensino fundamental de 85 escolas da Rede Pública do Estado. E a Secretaria de Estado da Saúde - SES permanece disponibilizando e garantindo recursos humanos - cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e recepcionistas.
Através do projeto serão desenvolvidas ações de educação e saúde e ações de odontologia preventiva e curativa, dentre elas: aplicação tópica de flúor, exodontia, restauração, profilaxia e tartarectomia.

Ações Pedagógicas que serão desenvolvidas:

  • Palestras educativas de promoção e prevenção da saúde contemplando temas relacionados à saúde bucal, nutrição, higiene física e mental, agravos à saúde e cidadania;
  • Reunião com a comunidade escolar, reunião com os professores das escolas onde funcionam os Postos;
  • Visita aos Postos Odontológicos pelos técnicos da Coordenação Estadual de Saúde e Educação;
Acompanhamento e monitoramento pelos técnicos e dentistas da coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário